Vender Valor e não Preço!

De acordo com a conceituosa consultoria MacKinsey, a cada 1% de desconto dado ao seu cliente isso representa um impacto negativo de 9% nas margens operacionais da empresa.

Então o que fazer para aumentar as vendas? Esses dados são assustadores, mas pare um minuto para pensar um pouquinho, quantas vezes você cedeu à pressão do seu cliente para dar um “descontinho” e assim poder fechar aquela venda? Toda vez que é concedido um desconto ao seu cliente às margens da empresa e da sua comissão são afetadas e com isso todo o processo. Quando o mercado está agressivo as empresas entram na guerra de preços e com isso trás a tona um problema cada vez mais frequente para as empresas e profissionais de vendas de diversas áreas. Os clientes não conseguem mais enxergar os verdadeiros diferenciais do produto ou serviço das empresas. Ficar nesse jogo de preços mais baratos em minha opinião não é nada interessante.

Então qual a solução? O que fazer para melhoras as vendas e margens de lucro?

A solução que proponho é antes de mexer nos preços, identificar qual é o processo de precificação do seu produto e serviço, como é a compra? É possível comprar mais barato, ou preciso produzir mais e ai sim irá aumentar as minhas margens? Qual o posicionamento do seu produto no mercado? Como os seus clientes vem o seu produto ou serviço. O que você vende
tem um diferencial do mercado? Quais são esses diferenciais que irão fazer o cliente comprar de você e não do seu concorrente? Você tem um produto ou serviço desejável, onde o seu cliente enxergue qualidade e não preço? O que você vende é melhor que seus concorrentes têm no mercado que você atua? Sua empresa tem produtos ou serviços que são competitivos no mercado?

Feito isso agora temos que arrumar o discurso e o posicionamento de venda baseado em tudo isso, abaixar o preço sem ver isso é muitas vezes o caminho do fim, antes de abaixar o preço reveja esse pontos ai sim faça um novo discurso e vá direto ao pódio. Você merece todo o sucesso nos seus negócios.

Abraços e sucesso!

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Cadu Moura - Dubai e Japão