Com certeza você já pensou em ser dono do seu próprio negócio, ter a empresa dos sonhos, ser reconhecido no mercado como empresário ou empresária de sucesso. Ter a casa dos sonhos, carros, viagens, dinheiro. Muito bom se você pensa assim. Mas é ilusão imaginar que isso acontecerá do dia para a noite. Pensar assim pode tornar-se um pesadelo, a pessoa se frustrar profundamente. Há casos até de quem cometeu suicídio por não suportar os problemas do “ser empresário”.
Abrir e manter uma empresa no Brasil não é fácil. Imposto é, às vezes, predador do negócio. Muitos pensam que as empresas dependem do governo, mas na verdade são os governos que depende das empresas. As empresas geram renda, contratam, investem. Portanto, geram renda e pagam os impostos para o governo. Se você quer ter uma empresa, saiba que terá um sócio que só ganha. E não adianta reclamar: são as regras do jogo onde você faz o certo e cresce e, se fizer o errado, quebra. Simples assim.
As vezes vejo pessoas que são ótimos colaboradores e, ao montar uma empresa, em pouco tempo quebra com dívidas milionárias. Mas porque isso acontece? Tem vários fatores. Um deles é gestão. Gerir uma empresa não é nada fácil. Tem vários problemas que acontecem. Desde de um fornecedor não te entregar o produto à inadimplência de clientes. Por isso a gestão tem quer ser eficaz. Caso contrário, derrete tudo como nas ações.
Muita gente acredita que ao abrir uma franquia, por exemplo, vai ficar rica sem trabalhar. É mais ou menos o que ocorre com muitas pessoas ao saber o salário de uma americano e ao fazer a conversão em reais. A pessoa logo diz: vou para os Estados Unidos agora! Olha quando eu vou ganhar. Mas se esquece que lá ela irá gastar e dólar e não em reais. Aí o sonho vira pesadelo. Isso tem acontecido não só com brasileiros que vão para os EUA, mas também para Portugal mais recentemente. Quando você compra uma franquia, não importa o valor do investimento. A franqueadora dona da marca já validou 50% do processo. Ela explica o método para ter o sucesso, o que dever ser feito e o que não deve ser feito. Os outros 50% são o trabalho do franqueado em fazer tudo acontecer.
Nada acontece sem esforço. Razão tinha meu vovô que dizia: “Quando é muito fácil, desconfie 5 vezes e depois vá embora. É fria”. E hoje vejo gente acreditando em milagres comerciais, de que vai comprar franquia e ficar no sofá vendo o dinheiro entrar. Ou ainda compra moedas digital, que vão dar lucros que são irreais perante o mercado. Aqui outra frase que eu sempre digo: “Os golpistas sempre gostam dos gananciosos. Eles só existem por causa dos gananciosos”. Não adianta: enquanto houver pessoas que acreditam no dinheiro fácil sempre irá existir os golpistas.
Outra coisa que precisamos analisar é como nos relacionamos com o dinheiro. Nós estamos acostumados a perguntar às pessoas quanto elas ganham e o correto é quanto elas fazem de dinheiro. Percebe a diferença? Vou explicar melhor: nenhum patrão dá dinheiro ao seu colaborador. Ele paga o seu colaborador para fazer uma jornada de trabalho com determinada função para que ele receba x valor. Se fosse da forma que todos dizem, era só passar lá no trabalho e pegar o dinheiro. Parece um trocadilho bobo, mas não é. Quando você entende que você faz dinheiro e não ganha, a sua cabeça começa a mudar e seus olhos irão enxergar mais longe. Para ser dono ou dona de uma empresa, essa é a primeira coisa que tem que mudar dentro da pessoa.
Não existe atalho como as pessoas imaginam. Pensar “quando eu tiver a minha empresa vou trocar de carro, viajar mais, ter mais liberdade, etc…” não corresponde com a realidade. Na verdade, se você não fizer a gestão e for bem pé no chão irá ter um choque de realidade feroz. Às vezes, as pessoas e perguntam como consigo ter várias empresas e negócios diferentes e ter sucesso. Eu respondo: pergunte à minha esposa e amigos, familiares quantas vezes estive longe em dias de festa e aniversário. Quantas vezes acordo de madrugada e vou dormir depois das 23 horas? Quantas coisas quis comprar, mas não pude porque tinha que pagar meus fornecedores e minha equipe?
Você, sendo empresário e empresária, irá sim conquistar a vida dos sonhos, mas isso terá um preço e não será a ilusão que muito falam aí na internet. Desconfie dos gurus. Uma certa vez uma empresa estava cotando uma palestra para eu ministrar em outro estado e nas negociações foi passado todo meu currículo mostrou que eu tinha empresas de sucesso, que eu vivia o que falava nos palcos e foi fechado o negócio. Depois uma pessoa do RH veio meu perguntar se eu sabia porque ela havia contratado a minha palestra. Eu, curioso, disse que gostaria de saber. Ela disse que tinha visto outros palestrantes que falavam de vendas, superação e empreendedorismo e quando foi perguntado e eles qual empresa administravam, adivinha? Nunca tiveram empresas de vendas, a não a ser a atual que emitia as notas para eles poderem ser contratados como palestrante.
Percebe a diferença? Se você não contrataria uma pessoa para falar de vendas que nunca vendeu, como pode acreditar que tendo uma empresa será só sucesso? Percebe a ilusão de tudo isso que o mercado cria? Veja as ações das Americanas que, em 2022, pagaram recordes de dividendos. Se pagou acima do mercado, porque está devendo mais de 40 bilhões? Olha a ilusão aí.
Sempre que você se deixar levar pela facilidade irá ter sérios problemas. Não existe trabalho fácil. Pode ser que o seu trabalha seja mais fácil do que outro, mas ainda sim se chama trabalho. Para você ter sucesso, tem que se dedicar ao estudo do seu segmento. Se não sabe, não tenha vergonha. Contrate alguém que saiba. Você nunca será bom em tudo e acredite no que vou te falar aqui: para sua empresa ter sucesso você terá que ter uma equipe melhor que você. Contrate talentos, faça as pessoas quererem trabalhar com você. Seja humilde e tenha muita resiliência.
Esse ponto aqui é muito importante. Você terá problemas e as vezes pensará em desistir, o que é normal. Somos humanos, mas suportar as adversidades que fará a diferença em você ter ou não uma empresa dos sonhos. Pode apostar! Teve dias que já pensei em desistir. Pode perguntar para pessoas que têm sucesso. Elas irão te dizer que já pensaram em desistir, mas aí é a virada da chave. Quando escrevi o livro “Lucro na crise”, eu queria mostrar às pessoas que não importava onde elas estivessem. Não importa onde você está agora neste momento. O que importa é a clareza de onde você quer chegar.
Quer aprender inglês e trabalha o dia todo, então estude de madrugada. O mercado não terá pena de você, ninguém terá pena de você. Mas quando você tiver a sua empresa de sucesso ou estiver em um emprego bom, muitos irão dizer que você teve sorte. Mas sabe o que é mais incrivelmente preocupante em tudo isso? Todas as pessoas têm e podem ter tudo que querem, mas elas não querem pagar o preço e nos primeiros problemas desistem. Quer ter sucesso, então aprenda a transformar problemas em oportunidades. É você quem decide o seu futuro e não o seu vizinho ou governo. Acredita em você e cuidado com a ilusão de “ficar rico do dia para noite”.
Por Cadu Moura,
empresário, consultor, palestrante, coach e escritor.