Às vezes quando estou dentro de uma empresa o gerente, o líder, o dono me pergunta isso, e às vezes vejo muitas respostas prontas de alguns gurus no mercado como se para todos fosse a mesma receita. Mais na verdade temos que estar cientes da individualidade de cada um, temos que lembrar que estamos lidando com um ser humano, que são da mesma raça mais diferente entre si. Essas diferenças são desde crenças que cada um tem e isso pode mudar o modo de como cada pessoa vê e sente o mundo, gostos de cada um, sonhos e uma série de outros fatores. Saber identificar cada colaborador para a devida função é o caminho mais certo e promissor, não adianta forçar ou coagir.
Vendas tem que gostar, para vender a pessoa tem que gostar de ajudar pessoas, de resolver a dor daquele cliente, de dar uma oportunidade que resolva aquele problema do cliente, mais tem que gostar disso. Ai sim vem às técnicas de vendas, as técnicas sem o eu do personagem nada adianta. Vejo em algumas empresas o dono reclamando que um vendedor vende mais de que quatro, olha ai oportunidade de verificar com seu RH o porquê disso, o que aquele vendedor faz para atingir esses resultados e o que os outros estão fazendo ou deixando de fazer? Será que os outros estão na função correta? Ou são iniciantes na profissão? Ou quem sabe falta treinamento mesmo, um acompanhamento. Vejo líderes que mandam muito mais não sabem ensinar, não são exemplos, é, na verdade tem o cargo de líder mais não é com certeza. Tem muita empresa assim, eu já contratei uma pessoa há alguns anos que dizia que não gostava muito de vender, mais vi que tinha um potencial, achei estranho e fiquei junto dessa pessoa. Eu ia atender um cliente e ela comigo, ouvia e via tudo que eu fazia ai eu perguntava o que tinha achado, e aos poucos essa pessoa viu que era um trabalho muito legal e lucrativo. Hoje é uma vendedora nata, e pegou o meu DNA que como digo vendas é servir, ajudar a resolver a dor das pessoas, quando eu como líder mostro para meu colaborador que preciso dele para crescer juntos e que ele pode contar comigo para ajuda-lo na hora que ele precisar, com certeza isso dá um gás. Eu sempre falo que as pessoas têm que sentir que fazem partes de algo, que o trabalho dela vai conectar com os sonhos delas, que ela vê a empresa como um porto seguro que pode crescer e que tem apoio do líder para ajuda-la. Não adianta cobrar resultado quando você líder não faz nada para mudar isso e fica só cobrando. Eu pergunto para o líder quantas vendas ele fez junto com seu colaborador para ajudar ele a bater a meta da empresa? Quantas vezes seu colaborador pode contar com seus ensinamentos de líder, com sua experiência de vida? Quer ter uma equipe de resultados pare de cobrar e mostre que você sabe fazer, que você vende mais, que você sai para vender junto com ele debaixo de chuva, que come o que ele come e que se preocupa com coisas como: Será que ele comeu bem hoje? Ele almoçou ou tem alguma coisa que está tirando o sossego dele? São as pequenas coisas que para nós líder é pequena mais que para quem está passando por isso e vê a nossa preocupação pode mudar o significado de tudo.
Se pergunte o porquê você vai seguir tal líder ou empresa? Se você se sentir dono da empresa, sentir que faz parte de tudo isso, com certeza você se doará mais e consequentemente os resultados aparecerão.
Lembre-se a empresa de qualquer tamanho são feitas de pessoas, de relacionamento, de confiança.
Boas vendas!